quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quanto vale Leandro Damião?

Em um raro momento do futebol, onde os jogadores de ataque mais cobiçados são os de movimentação e habilidade, eis que surge um centroavante. Daqueles de carteirinha, que não se preocupa em fazer gols bonitos. Daqueles que querem é ver a rede balançado, seja de cabeça, peito ou canela. O Brasil se curva diante de Leandro Damião da Silva dos Santos.

O jogador parece um veterano artilheiro. Frio, dedicado, esforçado e matador. Surgiu de forma arrasadora no Internacional sendo lançado por Celso Roth em plena final da Libertadores da América de 2010 e marcando o gol da virada sobre o Chivas de Guadalajara.

Damião, o matador, rindo sozinho com a boa fase

Os números impressionam, e levam aqueles que pensam estar extinta a função CENTROAVANTE a repensarem seus conceitos. São 73 jogos com a camisa do Inter e 43 gols. Só em 2011 são 31 gols, o maior artilheiro no país na temporada. Damião marcou gols em todas as competições que o Inter disputa: Gauchão, Libertadores, Copa Audi, Recopa e Brasileirão. Tem a mesma naturalidade para jogar contra os mais fracos times do interior gaúcho, como para enfrentar o Barcelona ou o Milan.

Damião foi convocado pela terceira vez para defender a Seleção Brasileira. Estará no grupo que enfrentará a Seleção de Gana, dia 05 de setembro, em Londres. O CENTROAVANTE de carteirinha, que já se afirmou no futebol Brasileiro vale quanto? 20, 30, 40 milhões de Euros?

A venda para a Europa que se aproxima cada vez mais vai mostrar em números o quanto ele vale. O certo é que a cada lance, a cada gol, a cada jogo que decide os valores vão aumentando e Leandro Damião vai se tornando o jogador mais cobiçado pelos clube Europeus e se transformado, talvez, em um nome praticamente certo na Seleção Brasileira para a Copa de 2014.