quinta-feira, 28 de abril de 2011

Antes do GRENAL, o Peñarol

Esta noite Paulo Roberto Falcão volta ao palco onde sofreu sua maior derrota como jogador do Internacional. Em 1980, o colorado perdeu para o Nacional o título da Libertadores da América, no mesmo Estádio Centenário, onde hoje o Inter enfrenta o Peñarol. É o último compromisso antes do clássico GRENAL do próximo domingo.

O time estará completo, com uma equipe forte e um banco de reservas de qualidade. Falcão tentará superar o trauma de 1980 compensando com um encaminhamento de classificação para as quartas de final da Libertadores deste ano. O que significa "encaminhar a classificação?": Voltar vivo para decidir a vaga no Beira-Rio, onde o retrospecto colorado em Libertadores recentes é avassalador. O treinador promete atacar o time uruguaio. Não se sabe se vai conseguir, mas a iniciativa é válida, pois gols fora de casa nesta fase da competição têm peso de ouro.

D'Alessandro volta ao time hoje
Depois deste enfrentamento, tudo é GRENAL. Saberemos por volta das 21:30 se o Gauchão será a Taça mais importante do primeiro semestre para os dois clubes, ou se ficará em segundo plano para ambos. Tudo depende do desempenho colorado hoje à noite.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Grêmio: Uma Bomba Relógio!

O Estádio Olímpico se transformou em uma bomba relógio, prestes a explodir. Ela ainda pode ser desativada, mas no momento está ligada esperando o momento de mandar tudo pelos ares. A classificação para as quartas de final da Libertadores complicou após a derrota em casa para a Universidad Católica e a necessidade de buscar a vaga no Chile. No meio do caminho há um GRENAL, e aí mora a esperança tricolor. Uma vitória e a consequente conquista do Gauchão ameniza a situação e enche o grupo de moral para chegar às quartas.

Porém existe um detalhe muito importante: O Grêmio tem que jogar bola. O time parou. Há várias partidas não tem atuações convincentes. Patinou contra o Caxias na decisão da Piratini, ganhou o título nos pênaltis. Na Taça Farroupilha apenas empatou com o Ypiranga e mais uma vez foi para os pênaltis. Contra o Cruzeiro mais um parto para vencer. Está faltando futebol. Renato Portaluppi tem um pouco de culpa, mas os maiores responsáveis pela queda de rendimento é a direção. Saíram Fábio Santos, Paulão e Jonas e não vieram reforços a altura. Além disto, falta grupo qualificado. Machuca um jogador e o treinador não consegue achar soluções para os problemas que se criam.



A saída é ganhar o GRENAL de domingo. Se tropeçar, ainda não terá perdido o título. Teria dois jogos para decidir, mas as estruturas estarão abaladas. A Bomba Relógio colocada dentro do Olímpico está pronta para explodir. Só o Grêmio, mais ninguém, pode desativá-la e passar a navegar em águas calmas.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Decisão em cima de decisão!

Agora esquentou! Teremos duas semanas intensas pela frente, com Libertadores e decisão da Taça Farroupilha. Primeiro a dupla GRENAL vai encarar a competição Sul-Americana. Nesta terça, às 19:30, o Grêmio enfrenta a Universidad Católica no Olímpico. Na quinta, também às 19:30, o Inter encara o Peñarol no Estádio Centenário em Montevidéo. Tudo isso precedendo o clássico de domingo. Passado o final de semana tem os jogos de volta das oitavas de final da Libertadores. E ainda, se o Inter vencer a Taça Farroupilha, mais dois GRENAIS pelo Gauchão.

O Rio Grande do Sul vive futebol, respira futebol. Não se fala em outra coisa pelas ruas da cidade que não a possibilidade de Grêmio e Internacional se enfrentarem em oito clássicos no ano. Pelo Gauchão o Grêmio ganhou o primeiro, em Riveira, em jogo com reservas. Teremos o segundo no domingo. Se o Inter ganhar, mais dois pelo Gauchão. Caso o Grêmio passe pela Católica e o Inter pelo Peñarol, mais dois GRENAIS pela Libertadores e ainda teremos os clássicos no Campeonato Brasileiro. Loucura total. Envolvimento de todos os setores da sociedade. São poucos que conseguem ficar alheios a tanta emoção.

Amanhã à noite tem Grêmio x Universidad Católica no Estádio Olímpico. O adversário do tricolor é chileno, e fez sexta melhor campanha da primeira fase da Libertadores. Um rival perigoso, que não perdeu jogando fora de casa e que jogando longe de seu estádio marcou 8 gols. Pelo lado tricolor, desfalques muito importantes: Victor, Lúcio e Rodolfo estão fora de combate. A classificação do Grêmio passa por este jogo no Olímpico. A importância de fazer o resultado e talvez saldo, pode ser determinante para a definição do futuro tricolor na Libertadores.

Na quinta-feira o Inter enfrenta o Peñarol. O time Uruguaio foi o 14º colocado na classificação geral. Na primeira fase perdeu 3 e ganhou 3 partidas, mostrando uma certa irregularidade. Porém, o time de Montevidéo é copeiro, tem tradição. É tri-campeão Mundial e penta-campeão da Libertadores. Apesar da crise do futebol uruguaio, o Peñarol vem se re-organizando e é um adversário perigoso. O Inter é muito forte jogando no Beira-Rio, por isso, a necessidade é encaminhar a classificação jogando fora. Se for bem no Centenário, decide em casa.

O Rio Grande vai tremer e nós da Pop Rock estaremos acompanhando tudo de perto!