sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falcão promete formar um paredão na defesa e no meio-campo

Não que dizer que o Inter será defensivo, bem pelo contrário, mas o técnico Paulo Roberto Falcão pretende compactar o Inter formando dois paredões: Um na defesa e outro no meio-campo. O tradicional 4-4-2 que vem sendo utilizado no futebol brasileiro, com um losângo no entre os meias será inutilizado em um primeiro momento. A idéia é que os jogadores do setor joguem alinhados, com os volantes centralizados e os meias bem abertos pelas laterais do campo. O mesmo acontecerá na defesa, onde os dois laterais e os dois zagueiros farão uma espécie de "paredão" para tentar fortalecer o setor defensivo.



No Inter a idéia não completamente original. Em 2008 na Copa Sul-Americana Tite adotou a prática, mas por necessidade. Foi no jogo contra o Estudiantes em La Plata. Guiñazú foi expulso e o treinador alinhou seu time com 4 na defesa e 4 no meio-campo, deixando Nilmar como único atacante. Deu certo, mas a prática foi pouco utilizada pelo treinador no restante do trabalho.

É uma boa alternativa pelas características dos jogadores colorados. Os meias que jogarão pelas beiradas têm muita qualidade, e podem fechar a linha de quatro no meio e virarem atacantes quando o time tiver a posse de bola. Ou seja, defende com 8 ou 9 jogadores e ataca com no mínimo 4. A desvantagem, se é que isto acontecerá, é que Kléber, de ótimo cruzamento tende a jogar recuado demais, só marcando.

Tudo teoria. Na prática vamos saber como será a partir deste sábado. Às 18:30 o Inter entra em campo para enfrentar o Santa Cruz. Aí veremos na prática como vai se movimentar o time de Falcão.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

BOAS VINDAS- AO NOSSO PARCEIRO!

“CIAO” – O SEU VINHO EM LATINHAS DE 200ML

NOVIDADES CHEGANDO PARA OS AMANTES DA BOA BEBIDA! A CIAO É UMA LINHA DE VINHOS FRISANTES, IMPORTADA DIRETAMENTE DE VENETO E VEM EM DUAS VERSÕES PARA PALADARES E GOSTOS DIFERENTES.

CIAO ROSATO: É UM ESPUMANTE ROSÉ, OBTIDO A PARTIR DE UVAS MERLOT E RABOSO, CULTIVADAS EM REGIÃO MONTANHOSA – “MARCA TREVIGIANA". DE COR ROSADA, COM UM EVIDENTE DESENVOLVIMENTO NATURAL DE BOLHAS,. TEM ODOR FRUTADO E SABOR MODERADAMENTE SECO.

CIAO PROSECCO: É UM VINHO ESPUMANTE POR EXCELÊNCIA, OBTIDO POR UMA PARTICULAR SELEÇÃO DAS UVAS PROSECCO, CULTIVADAS EM REGIÃO MONTANHOSA “MARCA TREVIGIANA”. TEM COR AMARELA PALHA, BRILHANTE, COM CLARO DESENVOLVIMENTO NATURAL DE BOLHAS. COM ODOR FRUTADO E SABOR SECO, VAI BEM COM APERITIVOS E PRATOS DE PEIXE.

UM PRODUTO ESPECIAL, RECOMENDADO PARA EVENTOS, FESTAS DE FORMATURA, ANIVERSÁRIO E PARA LOJISTAS EM GERAL

GOSTOU? QUER EXPERIMENTAR? AS ENCOMENDAS SÃO FEITAS PELO FONE: 51.9138.2010

Meus favoritos

Quem me acompanha no twitter sabe que venho apontando meus favoritos a conquistarem os títulos mais relevantes em disputa para times brasileiros. Posso até quebrar a cara, e torço para que isto aconteça, mas entendo que a dupla GRENAL não vai ganhar nada de relevante este ano. Não que Grêmio e Internacional não tenham time e tradição suficiente para surpreender, mas porque vejo times melhores preparados e entrosados para terminarem a temporada envoltos em glória.

Vamos aos meus favoritos:

Libertadores da América: CRUZEIRO

O Cruzeiro não é apenas um time que está na moda. É copeiro. Bi-campeão da Libertadores, Tetra-campeão da Copa do Brasil. Tem história, tradição e nos últimos anos vem fazendo ótimas campanhas na Libertadores da América. Não é um brasileiro que cai de pára-quedas na briga pelo título. Já está acostumado a este tipo de competição.


Prós - Excelentes meio-campistas e atacantes. Decidirá todos os mata-matas em casa.
Contra - O técnico Cuca tem a fama de pé-frio.

Copa do Brasil: PALMEIRAS

O Palmeiras é um time que está fora do foco da grande mídia do Brasil. A badalação está toda em cima de São Paulo e Corinthians, que contrataram Luís Fabiano e Adriano. Porém, o verdão tem um grande trunfo a seu favor: Luís Felipe Scolari. Mesmo com um elenco limitado o treinador gaúcho deixou o Palmeiras arrumadinho. É um time competitivo, como gosta o Felipão. Em se tratando deste tipo de torneio, poucos se igualam a ele.


Prós - A grande fase de Kléber Gladiador, a contratação de Wellington Paulista e Felipão
Contra - Um elenco reduzido, com poucas alternativas.

Campeonato Brasileiro: SANTOS

O time do litoral paulista é um grande celeiro de talentos. A cada ano surgem 3 ou 4 jogadores que acabam figurando em seleções de base e na profissional. Soma-se a isso, a contratação de Muricy Ramalho. O treinador contratado há menos de um mês é especialista no Campeonato Brasileiro. A tendência, digo tendência porque futebol é imprevisível, é de que o peixe seja eliminado hoje da Libertadores e Muricy focaria exclusivamente no Paulistão, aproveitando para preparar o time a sua feição para o Brasileirão.


Prós - O elevado número de jogadores talentosos e a experiência de Muricy em Brasileirões.
Contra - A possibilidade de um desmanche de elenco no meio do ano.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Brasileirão dos atacantes veteranos!

Falta um pouco mais de um mês para o início do Campeonato Brasileiro, mas podemos prever uma grande disputa de artilheiros consagrados e em ascensão atuando nos principais clubes do Campeonato. Nunca podemos determinar que este, ou aquele jogador será o goleador, porque sempre surgem surpresas, mas podemos prever uma briga intensa, de jogadores que têm o faro do gol.

Vamos a lista:

Grêmio: Leandro, André Lima, Escudero e Borges
Inter: Damião, Cavenaghi, Zé Roberto e Sóbis (caso renove o contrato)
Corinthians: Liédson, Adriano e Dentinho
Santos: Neymar, Keirrison, Maycon Leite e Diogo
Palmeiras: Kléber e Wellington Paulista
São Paulo: Dagoberto, Fernandinho, Luís Fabiano e Fernandão
Flamengo: Deivid, Diego Maurício e Ronaldinho Gaúcho (talvez Vágner Love)
Fluminense: Fred, Émerson Sheik, Rafael Moura, Araújo
Botafogo: Loco Abreu, Herrera e Caio
Vasco: Alecsandro, Éder Luís e Leandro
Cruzeiro: Wallison, Farias, Thiago Ribeiro, Brandão e Ortigoza
Atlético-MG: Guilherme, Magno Alves e Neto Berola
América-MG: Fábio Júnior, Euller e Eliandro
Atlético-PR: Adaílton, Lucas e Nieto
Coritiba: Marcos Aurélio, Bill e Ânderson Aquino.
Avaí: Rafael Coelho, William e Laércio
Figueirense: Cícero, Reinaldo e Lenny
Bahia: Souza, Robert e Jones
Atlético-GO: Felipe e Josiel 

Vendo a lista creio que o São Paulo, Cruzeiro e Fluminense são os times com alternativas de maior qualidade. Isso não representa absolutamente nada. O que vale é bola rolando, mas a nominata destes 3 times é forte em termos ofensivos.

Outra constatação. Poucos jogadores novos. Muitos veteranos. As revelações deste ano devem ser defensivas e de meio-campistas.   

terça-feira, 12 de abril de 2011

MARATONA DESGASTANTE!

Em três dias o Grêmio vai de Porto Alegre à Bolívia e depois da Bolívia à Erechim. O próprio Grêmio provocou esta desgastante maratona com jogos pela Libertadores da América e pelo Campeonato Gaúcho. Já classificado para a final, depois de conquistar a Taça Piratini, o tricolor afrouxou a corda e não teve um bom desempenho dentro de seu grupo na Taça Farroupilha, e perdeu a oportunidade de decidir no Olímpico.

Faz parte do futebol. Gosto muito quando ouço o Renato dizendo que isto não é motivo para exclamações. Que o Grêmio é clube grande tem grupo e deve cumprir as duas competições com a mesma vontade e seriedade. O tricolor vai com força máxima para a Bolívia, já que na Libertadores ainda tem a chance de conquistar o primeiro lugar do grupo. Pelo Gauchão o time deve ser misto. Dificulta um pouco a missão, mas o Grêmio tem grupo para eliminar o Ypiranga e avançar para a semifinal.

O elenco tem variações de uma competição para a outra. Por exemplo: William Magrão e Leandro não estão na lista da Libertadores, portanto, descansam para o final de semana. Voltam ao time contra o Oriente Petrolero Gabriel, Rochemback e Douglas, titulares fundamentais para o bom desempenho do time. E assim Renato vai: Arruma daqui e dali e o Grêmio tem conseguido os resultados.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que importa é quem SERÁ o melhor!

O debate tomou conta das mesas de bares, nos parques, nas esquinas e em qualquer canto da cidade de Porto Alegre: Quem foi melhor? Renato Portaluppi ou Paulo Roberto Falcão? O debate é sobre ambos como jogadores. Mesmo que tenham jogado em épocas diferentes e em posições diferentes, os torcedores tentam argumentar em favor de seus ídolos.

Falcão é mais velho. Começou antes e era um volante de extrema categoria. Junto com o timaço do Inter na década de 70, ajudou o clube a romper as fronteiras do Mampituba e conquistar 3 vezes o Campeonato Brasileiro. Algo, até então, inédito para um clube Gaúcho. Era uma das referências técnicas do time que contava com grandes lideranças, como Figueroa, Carpeggiani, Manga, entre outros tantos. Depois foi jogar na Roma e ajudou o time italiano a conquistar o Scudetto de Campeão após 38 anos de jejum. Na Seleção Brasileira fez parte de um dos melhores times da história, o de 1982, que não ganhou títulos, mas encantou o mundo com um futebol brilhante.


Renato surgiu um pouco depois. Em 1982 o garoto vindo de Bento Gonçalves chegou para substituir um dos ídolos da torcida até então, o ponta-direita Tarcísio, campeão brasileiro um ano antes. Porém, o grande ano de Renato foi em 1983. Com muita força física e poder de decisão, o jogador foi o principal nome das conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes, rompendo a fronteira do Atlântico e fazendo o Rio Grande do Sul aparecer para o Mundo. Em Tóquio, contra o Hamburgo, marcou os dois gols da vitória tricolor. Ainda conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil com o Flamengo. Pela Seleção nunca se destacou tanto, mas conquistou o título da Copa América.


Sem dúvida, dois grandes talentos formados por times do Rio Grande do Sul. Cada um a sua época, cada um há seu tempo. Cada um com suas conquistas. Mas agora as funções são outras. Ambos estão à frente de duas das maiores potências do futebol Brasileiro e Sul-Americano. Dois times Campeões do Mundo e que residem na mesma cidade. Tanto Renato, quanto Falcão são referências dos clubes que treinam. A rivalidade se acirra ainda mais.

Os currículos são de impressionar qualquer jogador que esteja começando. Mas o que vale a partir de agora é:

QUEM SERÁ O MELHOR TÉCNICO NESTA DISPUTA PARTICULAR?