segunda-feira, 30 de maio de 2011

Temporada frustrante da dupla GRENAL

Após duas rodadas podemos fazer algumas análises sobre Grêmio e Internacional e suas respectivas participações no Campeonato Brasileiro de 2011. Como é de praxe, mesmo que não sejam, os clubes gaúchos entram na competição como favoritos, pelo nome, pela história, pela camisa. Estão no "bolo" de aproximadamente 12 candidatos ao título. Porém, na prática, não é bem isso que pudemos comprovar.

O Inter mudou, mas apenas o técnico. O desempenho continua o mesmo. Desde setembro de 2010 que o time colorado não joga absolutamente nada. Foi assim no Brasileirão do ano passado, na trágica derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes, na Libertadores deste ano e no Gauchão, apesar do título conquistado sobre o rival.

Falcão chegou sob a alegação de que o time precisava de idéias novas. E o que estamos observando? Que o time é o mesmo do Celso Roth, com goleiro titular contestado, sem alternativa para a lateral-direita, zagueiros lentos e três volantes. Aonde se esperava uma melhora, se viu um decréscimo de qualidade e de vontade. O Inter tem um time perdido, desorientado e o mais grave de tudo, sem vontade. Podem notar que o time colorado não comemora seus gols e não está nem aí quando leva gols. Em 6 pontos disputados conquistou apenas 1, contra o time reserva do Santos. Algo precisa mudar, e creio que em primeiro lugar, a atitude, a indignação e a volúpia devem ser recuperadas. Se não for bem pela tática, pela técnica, pelo menos pode tentar ganhar pela superação.
O Grêmio tem diversos problemas, em várias posições. Problemas agravados pelo inexplicável número de lesões (ao todo mais de 20 lesões musculares na temporada). Se já não bastasse um número limitado de jogadores em nível de titularidade, o técnico Renato Portaluppi se depara seguidamente com a necessidade de criar alternativas em função dos problemas médicos. Para o grupo, a direção está se movimentando e já confirmou Miralles e Gilberto Silva, deve confirmar Marquinhos, talvez Paredes e um zagueiro. Só aí já são de 4 a 5 novas alternativas para o treinador. Resta solucionar o problema no departamento de preparação física e de fisiologia para estancar a quantidade de lesionados.

Quando da sua chegada, em meados de 2010, Renato conseguiu um excelente aproveitamento com o time tricolor, mas para isto, contou quase que em todas as rodadas com o grupo completo de jogadores. Ao Grêmio nunca faltou vontade, e sim, qualidade. Se conseguir agregar a esta vontade um pouco mais de qualidade, pode sonhar com algo maior no Brasileirão, caso contrário, passará o ano em branco.

A dupla GRENAL é decepcionante até aqui na temporada. Isso nos causa preocupação e frustração, porque sempre que um novo ano começa esperamos ver nossos maiores patrimônios esportivos brigando como gigantes e não como meros figurantes.